Método Feldenkrais

Sentir-se melhor, melhorar a mobilidade e abrir-se a solucôes mais criativas

Alcance o bem-estar

Ajudo as pessoas a alcançarem bem-estar, maior mobilidade e mais criatividade na tomada de decisões. Basicamente, guio meus clientes através de conjuntos organizados de movimentos suaves que eles fazem lentamente e com foco. Esses movimentos servem como ferramentas para aprender como o corpo funciona e para os clientes descobrirem maneiras de ajustar, aprimorar e refinar a maneira como eles se movem e se utilizam.

O movimento é crucial não só no método Feldenkrais mas, claro, na vida real, sempre. É como navegamos, agimos, comunicamos, nos expressamos e expressamos as nossas emoções. A maioria dos movimentos torna-se hábitos e, com o tempo, os hábitos tornam-se inadequados para contextos em mudança. Nossos movimentos impactam significativamente a forma como percebemos e sentimos, às vezes causando desconforto ou dor. Saber se movimentar de maneira otima em qualquer situação é essencial. O método Feldenkrais visa aumentar a consciência do próprio movimento, reduzir a tensão desnecessária e encontrar formas mais suaves, confortáveis e sustentáveis de se movimentar na vida.

Na aulas inividuais no meu estúdio exploramos, junto com meus clientes, variedades de movimentos através de minha orientação suave e cuidadosa. Isto é particularmente útil para abordar questões pessoais. Em aulas de grupo e workshops, os clientes são livres e responsaveis para interpretar as minhas instruções verbais de movimento. Esta é uma forma mais independente de explorar o escopo do movimento e como utilizá-lo da melhor forma.

Aumenta a consciência
Dá mais opções de movimento
Promove um melhor cuidado de si próprio
Previne desconforto ou dor

Tem alguma questão?

Agende uma ligação rápida para saber mais como o Método Feldenkrais pode ajudar no seu dia a dia

O método Feldenkrais recebeu o nome de Moshé Feldenkrais (1904-1984), um cientista e pesquisador multidisciplinar que introduziu esta abordagem na década de 1950.

Moshé Feldenkrais era doutor em física aplicada, engenheiro mecânico e faixa preta de judô e via o corpo humano como uma entidade holística – uma “máquina em movimento com alma”. O seu objetivo era tornar o movimento possível, fácil e agradável, seguindo o princípio de alcançar o máximo de resultados com o mínimo de esforço. Ao moverem-se de forma mais eficiente, os indivíduos podem libertar recursos – o seu potencial – e fazer coisas que de outra forma nunca realizariam.

O método Feldenkrais segue uma aprendizagem livre e orgânica, como fazemos quando eramos bebés e crianças para adquirir competências básicas. Muitas vezes perturba – de propósito – hábitos de movimento arraigados, onde mais atrapalham do que ajudam. Embora o desenvolvimento de hábitos de movimento seja essencial para o nosso funcionamento como seres humanos, eles podem tornar-se problemáticos se limitados a uma única abordagem e até mesmo causar desconforto ou dor. Nas sessões de Feldenkrais, os movimentos são realizados de forma lenta e com consciência. Isto encoraja o sistema nervoso a desmantelar a coordenação corporal complexa e a reconstruir padrões de movimento mais eficazes. Aproveitando a neuroplasticidade do cérebro, esta abordagem promove a aprendizagem ao longo da vida. É uma forma segura, sustentável e agradável de expandir e refinar as nossas habilidades através de sessões individuais ou em grupo, simplesmente prestando atenção consciente durante movimentos suaves e exploratórios.
O método Feldenkrais sinergiza aprendizagens de diversas disciplinas científicas, tais como: física, biologia, biomecânica, neurociências, antropologia, psicologia do desenvolvimento e sociologia.

Hoje, o método Feldenkrais é ensinado em todo o mundo através de 22 associações nacionais e mais de 7.000 professores em vários domínios, incluindo artes, música, desporto, reabilitação e bem-estar pessoal.

Em breve
Terças e Quintas
Aulas individuais mediante marcação

Mais informações: nicole@fluent.pt

Serviços relacionados