UserFeel

UserFeel estuda a pessoa – o user – durante uma interação com um produto Assim complementa a prática e a educação do design com a autoexperiência e a aprendizagem da organização do movimento humano. O foco está no funcionamento motor-sensorial da pessoa e em como os seus próprios movimentos impactam sua interação com um produto.

O movimento como aspecto fundamental de toda interação humana

UserFeel torna mais compreensível como os users se sentem ao interagir com um objeto ou espaço. Ele ensina o movimento somático no contexto do user-centred design. O movimento é fundamental para toda interação humana – seja em relação a objetos, espaços ou serviços. A sua capacidade de movimento varia muito de uma pessoa para outra. Cada pessoa – user – conecta sensações, emoções e pensamentos muito específicos a um determinado movimento. Isto influenciará a sua apreciação de um objeto, espaço ou serviço que foi designed para ela.

UserFeel transmite conhecimento prático e abrangente sobre o funcionamento humano através de workshops experienciais Esses workshops promovem a exploração sistemática do movimento e treinam a consciência sensório-motora. Eles permitem uma compreensão mais profunda e experiente do movimento humano dentro de seu contexto, ultrapassando o domínio da ergonomia.

Os workshops UserFeel cobrem duas áreas principais:

1) Compreendendo o próprio movimento:
Como os meus hábitos e preferências influenciam como compreendo o movimento dos outros?

Ao tomar consciência de suas próprias idiossincrasias, você identifica padrões pessoais dentro de você que podem limitar a sua própria compreensão das capacidades, hábitos ou problemas de outras pessoas. Você ficará mais alerta e desenvolverá habilidades de observação mais aguçadas.

2) Desenvolvendo Empatia:
Como os padrões de movimento dos users influenciam a perceção do meu design?

Ao nutrir uma apreciação imparcial pelos seus próprios padrões de movimento únicos, torna-se mais fácil aceitar e compreender como os outros diferem naturalmente de você em movimento, sensação, sentimento e pensmento. Trabalhando num ambiente de grupo você pode testemunhar diretamente como e quão significativamente os outros participantes divergem na forma como entendem e executam o movimento. Isto torna mais fácil desenvolver empatia e compreensão genuínas pelos (movimentos de) outras pessoas.

treina sutileza sensorial
Melhora as habilidades de observação
Aumenta a verdadeira empatia com os usuários
Mede o impacto da variedade no movimento anatômico humano para projetos de design

Tem alguma questão?

Agende uma ligação para saber como os workshops UserFeel podem ajudar seus alunos ou equipe.

De 2018 a 2022, trabalhei com o Dirk Loyens, doutor em Arquitetura e professor de Design de Produto em Portugal. Juntos, integramos o método Feldenkrais no currículo dos alunos do segundo ano do mestrado em design de produto. A adaptação do método Feldenkrais ao contexto da educação em design tornou-se UserFeel. Por meio desta pesquisa, estabelecemos um programa estruturado de workshops UserFeel que mostrou resultados de aprendizagem claros para estudantes de design de produto.

Nosso trabalho foi documentado num trabalho de pesquisa que aguarda publicação. O resumo de nosso trabalho pode ser encontrado no pôster abaixo:
Poster of UserFeel method elaboration: link/pop-up window
Poster Design: Vitor Quelhas

Em breve
outubro, 8
PORTO DESIGN FACTORY/ Neurodiversidade Foto: Soffie Beu

Mais informações: nicole@fluent.pt