Só sabendo o que está fazendo, pode fazer o quer quer. (Moshé Feldenkrais)
Mova-se melhor, sinta-se melhor, pense melhor, deixando por atrás os hábitos ou mindsets inflexiveis
Guio os meus clientes por movimentos estratégicos e suaves que eles fazem lentamente e com foco. Aqueles servem apenas como ferramentas para aprender sobre como os corpos deles funcionam e para descobrir como ajustar, aprimorar e refinar a utilização do próprio corpo.
O movimento é crucial não só no método Feldenkrais mas, claro, na vida real, sempre. É como navegamos, agimos, comunicamos, nos expressamos e expressamos as nossas emoções. Nossos movimentos moldam como percebemos, sentimos e entendemos o mundo ao nosso redor. Para facilitar as nossas vidas, criamos hábitos, mas alguns hábitos não servem uma vez os contextos já mudaram. Às vezes, os esquemas de movimento antigos levam ao desconforto e à dor. No entanto, temos de continuar a mover – bem – para viver – bem. O método Feldenkrais visa aumentar a consciência do próprio movimento, reduzir a tensão desnecessária e encontrar formas mais suaves, confortáveis e sustentáveis de se movimentar na vida.
No meu estúdio dou aulas individuais, onde, junto com a/o meu cliente, reservamos um tempo para explorar variedades de movimento suaves a traves da toca non-invasivo e subtil. É ideal para tratar de questões muito pessoais. Em aulas em grupo e workshops, os participantes interpretam as minhas instruções livremente. É uma maneira mais independente de explorar os próprios possibilidades e como as ótimizar.
Agende uma ligação rápida para saber mais como o Método Feldenkrais pode ajudar no seu dia a dia

O método Feldenkrais recebeu o nome de Moshé Feldenkrais (1904-1984), um cientista e pesquisador multidisciplinar que introduziu esta abordagem na década de 1950.
Moshé Feldenkrais era doutor em física aplicada, engenheiro mecânico e faixa preta de judô e via o corpo humano como uma entidade holística – uma “máquina em movimento com alma”. O seu objetivo era tornar o movimento possível, fácil e agradável, seguindo o princípio de alcançar o máximo de resultados com o mínimo de esforço. Ao moverem-se de forma mais eficiente, os indivíduos podem libertar recursos – o seu potencial – e fazer coisas que de outra forma nunca realizariam.
O método Feldenkrais é uma aprendizagem livre e orgânica, como fazemos quando bebé e criança para adquirir as nossas habilidades básicas. Muitas vezes perturba – de propósito – hábitos de movimento arraigados, onde mais atrapalham do que ajudam. Embora os hábitos de movimento sejam essenciais para o nosso funcionamento diário, eles podem se tornar problemáticos se fiquem limitados a uma única abordagem e até mesmo causar desconforto ou dor. Nas sessões de Feldenkrais, os movimentos são realizados de forma lenta e com consciência. Isto encoraja o sistema nervoso a desmantelar a coordenação corporal complexa e a reconstruir padrões de movimento mais eficazes. Aproveitando a neuroplasticidade do cérebro, esta abordagem promove a aprendizagem ao longo da vida. É uma forma segura, sustentável e divertida de expandir e refinar as nossas capacidades através de sessões individuais ou de grupo, simplesmente prestando a nossa total atenção durante movimentos suaves e exploratórios.
O método Feldenkrais sinergiza aprendizagens de diversas disciplinas científicas, tais como: física, biologia, biomecânica, neurociências, antropologia, psicologia do desenvolvimento e sociologia.
Hoje, o método Feldenkrais é ensinado em todo o mundo através de 22 associações nacionais e mais de 7.000 professores em vários domínios, incluindo artes, música, desporto, reabilitação e bem-estar pessoal.
More info: nicole@fluent.pt
More info: nicole@fluent.pt